O Brasil em 20 Estados

Brasil Novos Estados
Como seria o Brasil se fosse dividido em estados com populações parecidas?

Há um tempo atrás eu topei com esse mapa dos Estados Unidos divididos em 50 estados com a mesma população e me deu vontade de fazer uma coisa parecida com o Brasil. O Brasil não tem colégio eleitoral como os EUA, mas as distorções que as diferenças de população entre os estados causam na representatividade da câmara são bem conhecidas.

Usei as projeções do IBGE de Junho 2014 para população por município e dividi os mesmos por estados, juntando alguns, separando outros, até chegar em um número que girasse em torno de 10 milhões por estado (com uns milhões para mais ou para menos).

Acho que ficou interessante. Tem estado (PE, por exemplo), que eu não tive que mexer. Outros, como SP, eu dividi em 4 partes. O município de SP acabou ficando como uma cidade-estado em si mesmo. O RJ, que é menor, incorporou um pouco da parte sudoeste do estado e o outro lado da baía e o norte eu coloquei no ES. Roubei uns municípios do RS e do PR (a região do contestado) para dar a SC. MG eu dividi em dois. A Bahia eu dividi em dois também, e adicionei AL e SE a grande Salvador. Lá em cima eu juntei RN e PB, e dividi a faixa que vai do CE ao PA em apenas dois estados. O resto do Brasil eu dividi em três grandes estados com baixa densidade populacional: Amazônas, Goiás e Brasil Central.

A minha intenção foi mais fazer um exercício de cartografia fantasiosa do que propor algo concreto. Por isso, não leve a sério e não entenda isso como uma proposta, pois não é.